Para a produção de eventos de qualidade não existe uma fórmula pronta, apenas algumas técnicas de marketing que sua empresa pode aderir para facilitar esse processo.
O marketing é a chave em qualquer negócio, afinal você deve saber para quem você está produzindo o seu evento, o seu público, idade, gostos e outros dados que se pode obter com pesquisas.
Porém o alcance de clientes vai muito além de ter apenas redes sociais recheadas de conteúdos bonitos e chamativos, é necessário o contato humano para o fechamento final de uma proposta de eventos.
Sendo assim, separamos algumas dicas que vão descomplicar a sua vida na hora de fazer uma proposta bem-sucedida, afinal será a qualidade da mesma que garantirá que você seja escolhido para o trabalho.
1. Nunca abra mão do profissionalismo
Ser profissional no ramo de eventos é muito importante, pois você está lidando com um ambiente cheio de frustrações e alegrias.
Não se deixe abalar com contratempos que possa acontecer, caso um cliente não aceite a sua proposta, por exemplo, se mantenha inabalável e o indague do porquê, veja se ele já recebeu outras propostas e tente trabalhar em cima disso.
O seu profissionalismo também está em jogo na hora que você lida com a sua equipe, na forma como você os trata e como delega as funções.
Ser profissional não tem nada haver em ser uma pessoa chata ou sem graça, muito pelo contrário, você pode expor toda a sua personalidade, apenas deve sempre manter uma postura em assuntos que forem convenientes para a sua empresa.
2. O cliente tem sempre razão
O cliente tem sempre razão, afinal o evento deve atender às expectativas dele para agradá-lo, deve-se sempre escutar o que ele tem a dizer e filtrar as informações que você não considerar viáveis.
Caso você chegue em um impasse sobre uma ideia com o seu cliente, mostre na prática como aquilo não é possível de se realizar ou que irá fugir muito do orçamento.
O importante é não silenciar o cliente, deixar ele falar à vontade e depois colocar os seus pontos sobre tudo o que foi dito.
Mas se o evento for seu, utilize feedbacks passados para a construção de algo novo e que venha agradar ainda mais o seu público.
3. De um gostinho do evento
Construir uma imagem afetiva do seu cliente com o evento que você desejar realizar é uma boa tática para você fechar o negócio.
Mostre ao seu cliente de forma visível como ficará o evento finalizado, pode ser através de planilhas ou de outras ferramentas de design, mas o importante é mostrar os resultados que você pode alcançar.
4. Tenha sempre opções
O ideal é você não trabalhar com ideias fechadas com o seu cliente, tenha sempre opções que podem ser analisadas e escolhidas.
Ocorrer imprevistos é algo completamente normal no ramo de eventos, por isso que ter outras ideias pode te ajudar a lidar com tais situações.
Local, atrações, decoração e prestação de serviços são alguns dos exemplos de itens que durante um evento deve se ter mais de uma opção, caso um não atenda o combinado na hora.
Com mais de uma opção, você e seu cliente também podem sentar e chegar a um consenso que seja viável para ambos os lados.
5. Surpreenda sempre
Nunca entregue somente o que se foi planejado, tenha sempre um fator surpresa para mostrar ao seu cliente.
Isso além de gerar engajamento, impressionara o seu cliente e fara com que ele fale de você para mais pessoas como a “empresa que surpreendeu”.
O pré de um evento é tão importante quanto a execução do mesmo, pois é aqui que se escolhe cada detalhe para que tudo ocorra perfeitamente.
Caso você ainda tenha dúvidas de como criar uma proposta bem-sucedida para o seu evento, acesso o nosso guia do seu evento corporativo para encontrar mais dicas de como impressionar o seu cliente antes mesmo da execução do evento.