Um dos efeitos imediatos da pandemia da Covid-19 foi alterar o modo de milhares de profissionais, que deixaram de bater ponto nas empresas diariamente e passaram a atuar em casa. Se no início a mudança para o home office foi inevitável, em razão da situação, tempo depois vantagens do novo regime foram observadas por contratantes e contratados, mesmo que o home office ainda não seja unanimidade.
Trabalhar de casa deve virar tendência no pós-pandemia. Empresas públicas como Petrobras e Banco do Brasil, por exemplo, já anunciaram que vão deixar parte dos funcionários em home office. Outra empresa que já anunciou o home office permanente é o Metrô de São Paulo, que além de mudar a forma de trabalho irá desativar 3 prédios da companhia, com a expectativa de gerar uma economia anual de até 9 milhões. Em grandes capitais já existe um movimento de empresas desocupando espaços e trabalhando para tornar o home office permanente.
Empresas que possuem escritórios próprios estão remodelando seu espaço para tornar mais um local de convívio com salas de reuniões amplas e até mesmo auditórios. Os novos escritórios serão espaços para encontros menos frequentes entre os funcionários e mais com o objetivo de interação, treinamento e definição de estratégias. Já as empresas que alugavam um espaço, devem agora não ter mais um sede física e passar a locar espaços somente por diárias em momentos que necessitem criar estes encontros entre funcionários.
O que isso mexe com o mercado de eventos corporativos?
No caso dos espaços como auditórios e salas de reunião, a procura deve começar já no início da flexibilização por parte dos órgãos competentes e crescer muito no pós-pandemia devido a nova postura das empresas. Com muitas companhias optando pelo home office e desativando seus espaços físicos, as necessidades de locar espaços para reuniões terão um aumento considerável, mesmo que o número de reuniões presenciáveis caia muito por conta das tele-conferências, a demanda ainda deve ser maior do que no tempo em que toda empresa tinha seu próprio espaço.
Para os mercados de buffet e coffee break, a demanda tende a crescer pelo fato de que sem espaço físicos na empresas, essas contratações se fazem necessário para atender as reuniões presenciais quando programadas, seja na própria empresa, seja em espaços alugados. Cozinhas próprias serão desativadas e até mesmo o pessoal de limpeza e segurança serão reduzidos. Empresas que atuarem na terceirização destes serviços terão uma nova oportunidade.
A tecnologia é outra área que deve ganhar muito com o novo normal. Empresas de filmagem que se adaptaram ao novo modelo e se especialização na captação de imagens e transmissão via internet é tudo o que precisam as empresas que querem usar ao máximo o modelo de home office. Além disso, empresas que locam equipamentos serão necessárias para atender tanta gente trabalhando de casa agora.
E como as empresas de eventos devem aproveitar o momento?
Primeiramente as empresas precisam de adaptar a nova realidade, oferecendo tranquilidade as pessoas seguindo as normas de segurança sanitária conforme orientações dos órgãos competentes. Depois é investir em comunicação para que as empresas que buscam esse novo formato saibam que podem contar com a terceirização de espaços e serviços para os encontros presenciais com segurança e economia.
Essa comunicação deve ficar claro para as empresas que desativar seu espaço e passar a locar escritórios e auditórios para reuniões e eventos periódicos trará tranquilidade a equipe e ainda economia considerável para empresa. Assim como também outros serviços como alimentação, locação de equipamentos, tecnologia e entretenimento.
Se você tem uma empresa de eventos corporativos, aproveite o momento para rever sua estratégia de comunicação e conte com o Seu Evento Corporativo para chegar as empresas por meio do guia de fornecedores.